terça-feira, 17 de março de 2009

Escrita criativa

Promover o gosto pela escrita deve ser um príncipio da nossa escola.
Na turma do 3º e do 4º Ano de A-do-Pinto, partimos dos tópicos referenciados nas várias mãos sorteados pelos alunos para o preenchimento do guião e produção de um texto, por grupo.
Um dos textos revistos e reformulados
A chave perdida

Era uma vez um feiticeiro, que andava a tentar encontrar um amigo, e ninguém diria que seria um monstro.
O mostro vivia numa gruta e o feiticeiro ficou a viver lá também.
Certo dia ao entardecer, ouviram alguém pedir por socorro:
-Socorro! Socorro! Tenho o pé encalhado!
-Vamos Tito temos de ir ajudar aquela senhora!
-Estou a dormir! Vai tu, quando eu acordar vou lá ter!
- O feiticeiro Alentejo, ficou admirado com o comportamento do Tito, ele era sempre prestável a toda a gente! Mas não havia tempo a perder a senhora precisava de ajuda, e depressa…
-Obrigado por tudo, senhor…
-Alentejo, o meu nome é Alentejo e o seu?
-Chamo-me Jandira. Posso ficar a viver consigo?
-Sim, mas eu tenho um amigo, é o Tito, o monstro!
-Ah, nós éramos muito amigos em pequenos, posso ir visitá-lo?
-Ainda, mais, pode ir buscar as suas coisas e ficar a viver connosco!
Jandira toda contente foi buscar as suas coisas. Uma semana depois o Tito achou um envelope que dizia:
-“ Quem o mistério descobrir, uma chave irá ganhar”.
O mistério é o seguinte:
3x1+4x2
Depois junte o resultado e resolverá o mistério.
Se o mistério resolver, venha ter á casa da Misericórdia.
Já sei – disse o feiticeiro Alentejo – 3×1 é 3 e 4×2 é 8, ora 8 +3 é 11. Vamos para casa da Misericórdia!
- Upi… - gritou Jandira e Toti.
Chegaram lá e encontraram a chave perdida.
Um ano depois, Jandira e Alentejo casaram-se, Tito foi o Padrinho, ficaram com o
prémio da Chave perdida, tiveram muitos filhos e viveram felizes para sempre!
Prof. Maria José

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostámos muito deste trabalho.E voltámos a escrever textos com pistas sugeridas por nós.
Dulce e Alessia

Anónimo disse...

Esta actividade foi muito interessante. Gostei muito do guião que me orientou na escrita da história. Surgiram textos muito engraçados. Quico