terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Organizar ideias


Tendo como base a palavra Inverno, os alunos falaram sobre os conhecimentos prévios que tinham. Foi apresentado um pequeno texto informativo, compararam-se as ideias, organizaram-se no painel. A professora e a aluna vestiram-se com roupas quentinhas. Os alunos escreveram os textos.


Prof. Romana




terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Inverno

Para ajudar na organização das ideias, para que o produto final resulte da chuva de ideias, utilizei um mapa semântico sobre o tema INVERNO.

Prof. Mariana Pires

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Dramatização - Anjos

Baseados no livro - Anjos - , os alunos do 4º Ano, escreveram um texto de teatro e dramatizaram-no.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

As duas pombas

Os alunos do 1º e do 2º Ano da Escola de A-do-Pinto, ilustraram e adaptaram a História de António Torrado «As duas pombas».
Pro. Mariana Emídio


Prancha da história " O velho moinho" de Maria Alberta Menéres




Os alunos do 2º e 3º anos da turma B da Eb1 de Ficalho começaram por ver a história em powerpoint. Em seguida, com a ajuda da professora Madalena, foram preenchendo cada um dos espaços da prancha, de acordo com as orientações que estavam na ficha de trabalho. Este é um exemplo do resultado final. Ficou bonito não acham?

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Lengalengas


Os meus alunos, 4º ano da escola de Vila Nova de S. Bento, andam muito interessados em recolher lengalengas. Quiseram também, produzir algumas a partir dos seus nomes e dos nomes dos familiares. Deixo aqui a ideia.


José Morais

























Os alunos deram a conhecer as lengalengas aos colegas










sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Avaliação da leitura

Avaliar a leitura dos alunos é uma actividade que nos ajuda a fazer um balanço do conhecimento que eles têm sobre esta competência. Foi este o motivo que me fez planificar a aula do PNEP.
Mariana Emídio









quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A casa da Sara

A professora leu, pausadamente um pequeno texto, que continha muita informação:

A Sara vive numa casa que tem a parede pintada de azul. A casa da Sara tem três janelas amarelas e uma porta castanha. No telhado tem uma chaminé branca. Do lado esquerdo tem um portão azul e do lado direito tem um banco de jardim, pintado de vermelho.
Perto da casa, está a casota verde da sua pequena cadela
Os alunos, ouviram e iam recolhendo informações:

Poesia estranha

A professora leu aos alunos uma poesia um pouco estranha:



Poesia estranha

Larguei o canário
No meu aquário
Para ele nadar.

Em vez de ficar
Contente comigo,
À noite, o meu pai
Pôs-me de castigo.

Deitei o peixinho
No meio do ninho
Para descansar.


Após a leitura e a alegria manifestada pelos alunos durante a actividade, decidiu-se criar uma poesia colectiva, o resultado foi o seguinte:



Poesia Estranha


Fui à rua, vi uma pomba
Dei-lhe um abraço
Correu atrás de mim um cão
Para comer o meu braço


Fui à praia, vi um peixe
A saltar na areia
Apanhei o peixe com a mão
E a mãe deu-me uma tareia


Fui ao campo, jogar à bola
E vi uma lebre
Bati com a cabeça na árvore
E fiquei com febre



Alunos do 1º e 2º Ano da EB1 de Vila Verde de Ficalho
Professora Cristina Trindade

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Diferentes tipos de escrita

A turma do 4ºano de V.V. de Ficalho,realiza mensalmente duas assembleias de turma ,definindo na 1ªAssembleia as actividades a desenvolver,durante o mês,nas aulas de Língua Portuguesa.Daí resulta o Contrato Pedagógico e a Acta da Assembleia.Na 2ªAssembleia procede-se à avaliação.
Este tipo de actividade ajuda os alunos a escrever diferentes tipos de textos, proporciona o contacto com as várias finalidades da escrita.
Prof. Maria Antónia

.

Mapa semântico

Este foi o mapa semântico elaborado pela turma B da Eb1 de Vila Verde de Ficalho tendo como tema o Natal. Usámos uma grelha para corrigir os erros e aqui está o resultado final.






A panela mágica




A professora contou aos alunos a história "A panela mágica". Os alunos pintaram as imagens referentes à história, recortaram e ordenaram as imagens. Os alunos do segundo ano recontaram a história por escrito.


Prof. Cristina Trindade

Turma 1º, 2º ano de V. V. Ficalho

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

As janeiras

Na turma do 4º Ano de A-do-Pinto, os alunos fizeram muitas recolhas do património oral, junto de familiares e amigos acerca dos cantares «às janeiras». Pesquisaram na internet e tiveram oportunidade de ouvir cantar no blog http://ficalho.blogspot.com/, um grupo de alunos da mesma idade. Então, entusiasmados, escreveram uma letra e cantaram para os colegas da escola e do Jardim de Infância.
Prof. Maria José







Confeccionaram um bolo-rainha e todos juntos, dramatizaram, cantaram e festejaram o DIA de REIS


















domingo, 1 de fevereiro de 2009

criar um texto a partir das imagens

O desenvolvimento da oralidade é fundamental para os alunos que se estão a iniciar na leitura e na escrita.
Ao observarem duas imagens, os alunos inventaram uma história oralmente. Os alunos do 2º ano resolveram escrevê-la


Animais/ Objectos/...grandes com nomes pequenos




A aula foi divertida, os alunos do 1º e 2º ano da escola de A-do-Pinto procuraram os animais, os objectos ...grandes que têm nomes pequenos (boi/leão/mar/céu...) e os que são pequenos e têm nomes grandes (formiga/borboleta/mosquito/micróbio...).



O bolo delicioso


Durante duas aulas explorámos os textos instrucionais. Primeiro foram apresentadas estratégias para a leitura e compreensão deste tipo de texto. Trabalhámos a receita do bolo de chocolate, os alunos responsabilizaram-se por trazer para a escola os ingredientes e então chegou o momento de confeccionar o bolo.
























O resultado foi delicioso, o cheirinho não deu para ser registado na fotografia, mas o aspecto do bolo dá para ver e crescer água na boca...o instrucional

Professora Maria José e alunos

S. Martinho


Mais uma vez, este dia foi comemorado na escola. este ano, exploramos de forma diferente, partimos de um mapa semântico para a escrita do texto.


Os alunos demonstraram muito entusiasmo com a actividade e conseguiram organizar melhor as suas ideias. Esta estratégia servirá para a escrita de outros textos.