quinta-feira, 7 de maio de 2009

A escrita pictórica

«As primeiras tentativas de se criar sistemas de escrita aconteceram por volta de 4000 a.C.. Os sistemas mais rudimentares apareceram muito antes que os primeiros alfabetos – dois milênios mais tarde – ganhassem forma. De fato, não podemos atribuir o surgimento da escrita a uma única sociedade. Em épocas bastante próximas, civilizações americanas, os egípcios, chineses e mesopotâmicos começaram a desenvolver seus sistemas de representação gráfica. »
Os alunos do 4º Ano de Vila Nova de S. Bento, durante duas sessões estudaram a escrita pictórica ou hieroglífica, acharam muito engraçado, fizeram várias pesquisas e eles próprios, criaram o seu alfabeto gráfico.









Prof. José Morais



O Touro Azul

Os alunos do 1º Ano da escola de Vila Nova de S. Bento ouviram uma história tradicional - O Touro Azul. Ordenaram os vários segmentos da história, recontaram-na dramatizando-a. Numa segunda sessão, dividiram a história nos vários momentos, resumiram e ilustraram. Logo, logo irão «publicar» o livro e oferecer alguns exemplares.
Prof. Guadalupe


As histórias nascem das flores

Na turma do 2º Ano, a professora Romana criou uma manhã de oficina de escrita. Os alunos responderam com alegria.
Prof. Romana

Texto criativo















































Os alunos do 2º Ano, da Escola de Vila Nova de S. Bento, trabalharam, na última semana, a escrita.
Começaram por planificar o trabalho, passaram à composição dos textos, fizeram a revisão e a reformulação dos mesmos e apresentaram os resultados à turma.
Prof. Mariana Pires








segunda-feira, 4 de maio de 2009

Visita da nossa Coordenadora do Núcleo Regional de Beja

No passado dia 28 de Abril, a Dra. Maria do Sameiro visitou o nosso Agrupamento.
Às 9h assistiu a uma aula na turma da colega Maria José Teixeira, na Escola de A-do-Pinto, às 11h chegámos à Escola de Vila Verde de Ficalho onde estava agendada a visita à sala da professora Cristina Trindade.
O almoço estava marcado no refeitório da escola sede, onde tivemos oportunidade de almoçar juntas e ir trocando algumas impressões.
Às 14h (já passava um bocadinho...) reunimos com o Prof. João Coelho, representante do 1º Ciclo do CE deste agrupamento.
Logo que tenhamos o produto final desse dia, eu prometo acrescentá-lo aqui.
Por agora resta dizer:
A presença da Dra. ajudou a criar um elo mais forte com o PNEP.